SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Level digestible lysine with two electrolyte balances for broiler chicks at the starting phase (1-21 day)Yeast extract and prebiotic in pre-initial phase diet for broiler chickens raised under different temperatures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

OTUTUMI, Luciana Kazue et al. Diferentes vias de administração de probiótico sobre o desempenho, o rendimento de carcaça e a população microbiana do intestino delgado de codornas de corte. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 158-164. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100021.

Objetivou-se avaliar duas vias de administração de probiótico sobre o desempenho, o rendimento de carcaça e a população microbiana do intestino delgado de codornas de corte. Foram utilizadas 1.050 codornas machos e fêmeas de 1 dia de idade distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (controle, probiótico na água bebida e probiótico na ração) e cinco repetições de 70 aves. A cada sete dias, foram avaliados o ganho de peso, o consumo de ração, a conversão alimentar e a viabilidade criatória. Aos 7 e aos 14 dias, 15 aves foram abatidas para determinação da contagem de Lactobacillus sp., enterobactérias e Escherichia coli do intestino delgado e, aos 35 dias, 30 aves foram abatidas para avaliação do rendimento de carcaça e de cortes. Dos 7 aos 14 dias, as codornas que receberam probiótico na ração, em relação àquelas que receberam na água de bebida, apresentaram menor consumo de ração, porém essa diferença no consumo não afetou o ganho de peso, o que levou à melhora na conversão alimentar. O rendimento de carcaça, a contagem de Lactobacillus sp., de enterobactérias e de Escherichia coli não foram influenciados pela adição do probiótico. O fornecimento de probiótico não melhora o desempenho e o rendimento de carcaça e não altera a microbiota do intestino delgado de codornas de corte.

Keywords : conversão alimentar; Escherichia coli; lactobacilos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese