SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Different ways of administering probiotic on performance, yield carcass and small intestine microbial population of meat quailLevels of corn meal based supplement in Nellore steers finished on pasture in the dry season: performance, carcass characteristics and pasture evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SILVA, Vanessa Karla et al. Extrato de leveduras e prebiótico na dieta pré-inicial de frangos de corte criados em diferentes temperaturas. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 165-174. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100022.

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar o desempenho, o rendimento de carcaça e a morfometria intestinal de frangos de corte criados em diferentes temperaturas e que receberam na fase pré-inicial ração contendo ou não extrato de leveduras e prebiótico. Foram utilizados 1.440 pintos machos de 1 dia de idade, criados em diferentes câmaras climáticas. As rações, acrescidas ou não de extrato de leveduras e prebiótico, foram oferecidas somente na fase pré-inicial (1 a 7 dias). A partir do oitavo dia, todas as aves receberam a mesma ração, reajustada de acordo com as recomendações usuais. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em arranjo fatorial 3 × 2 × 2, composto de três temperaturas de criação (calor, conforto e frio) e dois níveis de extrato de leveduras (com ou sem) e prebiótico (com ou sem). O desempenho das aves foi avaliado considerando o ganho de peso, o consumo de ração, a conversão alimentar e a viabilidade aos 42 dias de idade. Também foram avaliados o rendimento de carcaça e a morfometria intestinal. O calor ambiente prejudicou o desempenho e o rendimento de carcaça. A inclusão de prebiótico na ração pré-inicial aumentou o ganho de peso e melhorou a conversão alimentar das aves criadas no calor. A inclusão dos produtos na ração de frangos de corte criados em ambiente de calor e no frio tem efeito benéfico sobre as vilosidades das aves.

Keywords : desempenho; estresse calórico; mananoligossacarídeos; morfometria intestinal; rendimento de carcaça; Saccharomyces cerevisiae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English