SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Sodium monensin and Saccharomyces cerevisiae in cattle diets: ruminal fermentation, nutrient digestibility and microbial synthesis efficiencyPerformance and carcass characteristics of crossbred young bulls finished in a feedlot on diets with sorghum silage substituted by sugar cane author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

PEIXOTO, Luiz Antero de Oliveira et al. Desempenho reprodutivo e metabólitos sanguíneos de ovelhas Ile de France sob suplementação com sal orgânico ou sal comum durante a estação de monta. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 191-197. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100025.

Avaliou-se o desempenho reprodutivo de ovelhas sob suplementação com sal orgânico ou sal comum durante a estação de monta e sua associação com os constituintes metabólicos do sangue. O experimento foi conduzido no período de novembro de 2005 a maio de 2006 utilizando-se 40 ovelhas da raça Ile de France. Durante a estação de monta, as ovelhas permaneceram em duas áreas de campo nativo, cada uma com 15 hectares, e foram distribuídas em dois grupos, conforme o tipo de suplementação: recebendo apenas mistura mineral (sal+fosfato) ou suplementação diária de sal orgânico. Foram analisados os indicadores bioquímicos do perfil nutricional por meio da quantificação de albumina, ureia, glicose, colesterol e triglicerídeos do soro sanguíneo. As ovelhas sob suplementação com mineral orgânico tiveram teor de nitrogênio ureico sérico superior ao daquelas que receberam mineral na forma tradicional (39,00 vs 35,69 mg/dL, respectivamente). Os demais componentes bioquímicos avaliados não apresentaram diferença entre as formas de suplementação. Os níveis séricos de albumina, ureia, glicose e colesterol apresentaram variação entre os períodos avaliados durante a estação de monta. Os níveis séricos de albumina e nitrogênio ureico não influenciam a taxa de parição das ovelhas. A suplementação com mineral orgânico não melhora os índices reprodutivos do rebanho ovino na estação de monta das ovelhas.

Keywords : mineral orgânico; ovinos; perfil metabólico; reprodução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese