SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Reproductive performance and blood metabolites from Ile de France ewes fed organic or common salt in the breeding seasonProduction and chemical composition of the milk from crossbred Moxotó goats supplemented with licuri or castor oil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

PINTO, Andréa Pereira et al. Desempenho e características de carcaça de tourinhos mestiços terminados em confinamento com dietas à base de cana-de-açúcar em substituição à silagem de sorgo. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 198-203. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100026.

Objetivou-se estudar a utilização da cana-de-açúcar com dois níveis de concentrado em substituição à silagem de sorgo no confinamento de tourinhos mestiços. Utilizaram-se 36 tourinhos alojados em baias individuais, em delineamento inteiramente casualizado, com três dietas: silagem de sorgo + concentrado na quantidade de 1,0% do peso vivo (PV), cana-de-açúcar picada + concentrado (1,0% PV) e cana-de-açúcar picada + concentrado (1,2% PV). As dietas foram calculadas para que tivessem em torno de 12% de proteína bruta. As dietas não promoveram diferença no rendimento de carcaça, na conversão alimentar e nas porcentagens de músculo, osso e gordura. O ganho médio diário e o índice bionutricional foram maiores nos animais alimentados com silagem de sorgo (1,70 kg e 13,12, respectivamente). O peso final e as ingestões de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e nutrientes digestíveis totais foram maiores nos animais alimentados com silagem de sorgo. A substituição de silagem de sorgo por cana-de-açúcar reduz o desempenho dos animais, mesmo quando fornecido maior nível de concentrado na dieta.

Keywords : consumo; conversão alimentar; espessura de gordura subcutânea; ganho médio diário; ruminantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese