SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Performance and carcass characteristics of crossbred young bulls finished in a feedlot on diets with sorghum silage substituted by sugar caneBody composition and nutritional requirements of protein and energy for body weight gain of lambs browsing in a tropical semiarid region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

QUEIROGA, Rita de Cássia Ramos do Egypto et al. Produção e composição química do leite de cabras mestiças Moxotó sob suplementação com óleo de licuri ou de mamona. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 204-209. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100027.

Avaliou-se o efeito da inclusão de óleos de licuri ou de mamona na dieta sobre a produção, a composição química do leite de cabras leiteiras e a viabilidade econômica dessas dietas. No delineamento experimental foram utilizadas cabras Mestiças Moxotó distribuídas em quadrado latino 5 × 5 com duas repetições, composto de cinco dietas: uma controle, sem lipídio suplementar, e as demais com 3% ou 5% de óleo de licuri ou de mamona. A suplementação com 5% de óleo de licuri reduziu a produção de leite, mas não influenciou a produção de leite corrigida para 4% de gordura. A adição de 3% de óleo de mamona reduziu o teor de gordura e de sólidos totais em comparação ao óleo de licuri, aumentando o teor de lactose. O teor de proteína do leite, no entanto, não foi alterado pela adição de óleo na dieta. Os indicadores econômicos apontaram a dieta controle como a mais rentável, no entanto, a suplementação com 3% de óleo de licuri, em comparação ao de mamona, pode ser interessante quando o leite se destina ao processamento, em virtude do maior teor de gordura.

Keywords : caprinos; desempenho; suplementação lipídica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese