SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Body composition and nutritional requirements of protein and energy for body weight gain of lambs browsing in a tropical semiarid regionCorn silage substituted by sunflower silage in the diet of fedlot steers: ingestive behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CORDEIRO, Marcelo Bastos et al. Conforto térmico e desempenho de pintos de corte submetidos a diferentes sistemas de aquecimento no período de inverno. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 217-224. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100029.

Avaliou-se o efeito de três sistemas de aquecimento de aviários no conforto térmico e no desempenho de pintos de corte criados no inverno na Região Sul do Brasil. Utilizaram-se três galpões avícolas com 17.700 aves (Cobb) por galpão, em dois lotes de criação. Os sistemas de aquecimento avaliados foram: fornalha a lenha (aquecimento indireto do ar); campânulas infravermelhas a gás; e tambores de aquecimento por radiação com aquecimento suplementar de campânulas infravermelhas a gás. Para avaliação do ambiente térmico e do desempenho animal, foi utilizado delineamento em blocos casualizados, com três sistemas de aquecimento, em dois lotes de criação. Nas duas primeiras semanas de vida das aves, o sistema de tambor + campânulas é o mais eficiente em manter a temperatura e umidade relativa do ar na condição de conforto térmico das aves. Consequentemente, propicia melhores ganho de peso, conversão alimentar e eficiência produtiva.

Keywords : ambiência animal; avicultura de corte; pintinhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese