SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Desempenho produtivo de frangos de corte alimentados com resíduo do tomateRedução do nível de proteína bruta em rações para frangos de corte em ambiente de estresse por calor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

MARCATO, Simara Márcia et al. Crescimento e deposição de nutrientes nos órgãos de frangos de corte de duas linhagens comerciais. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.5, pp. 1082-1091. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000500019.

O objetivo neste trabalho foi estudar o perfil de crescimento e a deposição de nutrientes nos órgãos (coração, fígado, moela, intestino e proventrículo) de frangos de corte das linhagens Ross e Cobb de ambos os sexos. Foram utilizados 1.920 pintos de 1 dia alojados em boxes de galpão experimental em piso. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 2, composto de dois sexos (machos e fêmeas) e duas linhagens (Ross e Cobb), com quatro repetições de 120 aves. As aves foram alimentadas com rações formuladas de acordo com suas exigências nutricionais em cada fase de criação. Os pesos dos órgãos e de seus componentes (água, cinzas, proteína e gordura) foram obtidos semanalmente, com os parâmetros estimados pela equação de Gompertz e as taxas de crescimento determinadas por meio das derivadas das equações. Não houve influência da linhagem nas taxas de crescimento e deposição de nutrientes no coração. As aves Ross foram mais precoces no crescimento e na deposição de água e cinzas no fígado, portanto apresenta maior atividade metabólica na digestão e síntese de nutrientes. A linhagem Cobb foi mais precoce no desenvolvimento do intestino e crescimento e na deposição de nutrientes no proventrículo. Os machos são mais precoces que as fêmeas na taxa de crescimento e deposição de proteína, gordura e água na moela.

Palavras-chave : Cobb; equações de predição; fêmeas; Gompertz; machos; Ross.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português