SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Casca de café em dietas para novilhas: balanço de compostos nitrogenados e síntese de proteína microbianaEfeito da gordura protegida sobre a produção e composição do leite em ovelhas da raça Bergamácia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

SOUZA, Cicília Maria Silva de et al. Desempenho de ovelhas nativas em confinamento recebendo palma-forrageira na dieta na região do semiárido nordestino. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.5, pp. 1146-1153. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000500028.

O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o ganho de peso, o consumo e a digestibilidade aparente dos nutrientes de dieta à base de palma forrageira em ovelhas nativas confinadas na região do semiárido nordestino. Foram testadas duas formas de oferecimento da palma-forrageira (Opuntia ficus-indica): separada da mistura feno de capim-tifton + concentrado e junto da mistura feno + concentrado. Utilizaram-se 40 fêmeas das raças nativas Barriga-preta, Cara-curta, Cariri e Morada Nova, com peso inicial médio de 36,76 kg, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4 × 2, com quatro raças e duas estratégias de alimentação. Os genótipos e as estratégias de alimentação influenciaram os consumos médios de fibra em detergente neutro e nutrientes digestíveis totais e os coeficientes de digestibilidade aparente da fibra em detergente neutro. O genótipo influencia o ganho de peso e a conversão alimentar em ovelhas alimentadas com palma forrageira na dieta, uma vez que animais das raças Cariri e Cara-curta apresentam maiores ganhos de peso.

Palavras-chave : consumo; ganho de peso; manejo alimentar; ovino deslanado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português