SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Casca de café em dietas para novilhas: balanço de compostos nitrogenados e síntese de proteína microbianaEfeito da gordura protegida sobre a produção e composição do leite em ovelhas da raça Bergamácia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

SOUZA, Cicília Maria Silva de et al. Desempenho de ovelhas nativas em confinamento recebendo palma-forrageira na dieta na região do semiárido nordestino. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.5, pp. 1146-1153. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000500028.

O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o ganho de peso, o consumo e a digestibilidade aparente dos nutrientes de dieta à base de palma forrageira em ovelhas nativas confinadas na região do semiárido nordestino. Foram testadas duas formas de oferecimento da palma-forrageira (Opuntia ficus-indica): separada da mistura feno de capim-tifton + concentrado e junto da mistura feno + concentrado. Utilizaram-se 40 fêmeas das raças nativas Barriga-preta, Cara-curta, Cariri e Morada Nova, com peso inicial médio de 36,76 kg, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4 × 2, com quatro raças e duas estratégias de alimentação. Os genótipos e as estratégias de alimentação influenciaram os consumos médios de fibra em detergente neutro e nutrientes digestíveis totais e os coeficientes de digestibilidade aparente da fibra em detergente neutro. O genótipo influencia o ganho de peso e a conversão alimentar em ovelhas alimentadas com palma forrageira na dieta, uma vez que animais das raças Cariri e Cara-curta apresentam maiores ganhos de peso.

Palavras-chave : consumo; ganho de peso; manejo alimentar; ovino deslanado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português