SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue9Kikuyo grass potential to maintain milk yield and quality from cows receiving decreasing levels of supplements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CARVALHO, Paulo César de Faccio et al. Característica produtiva e estrutural de pastos mistos de aveia e azevém manejados em quatro alturas sob lotação contínua. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.9, pp. 1857-1865. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000900001.

Monitoraram-se variáveis relacionadas à produção e à estrutura de pastos de aveia-preta (Avena strigosa, Schreb) e azevém (Lolium multiflorum, Lam) manejados em quatro alturas (10, 20, 30 e 40 cm), em pastejo contínuo com lotação variável (put and take). Utilizaram-se novilhos de corte mestiços de aproximadamente 10 meses de idade com peso médio inicial de 190 kg, em delineamento de blocos completos casualizados com três repetições. Investigou-se o tipo de distribuição das frequências de altura em seis datas, bem como o potencial de predição da massa seca de forragem por meio da altura do pasto. A massa de forragem aumentou de forma linear de acordo com a altura do pasto: cada 1 cm de aumento na altura acima de 10 cm correspondeu a um acréscimo de cerca de 107 kg de MS/ha na massa de forragem. Não houve efeito da altura do pasto na taxa de acúmulo (55,8 kg de MS/ha.dia) nem na produção total de matéria seca (8.210 kg de MS/ha). A distribuição das frequências ajustou ao modelo normal em apenas uma das 96 séries analisadas. A distribuição tipo Gamma foi a que mais frequentemente se ajustou aos dados de altura do pasto, porém, uma vez iniciado o pastejo, a heterogeneidade no pasto foi tão alta que a distribuição das alturas não se ajustou a nenhum dos modelos estudados. É possível estimar a massa seca de forragem existente no pasto por meio de sua altura média, assim, sugere-se estabelecer alturas variáveis ao longo do ciclo de pastejo, com o intuito de se administrar a heterogeneidade causada pelo animal.

Keywords : altura do pasto; Avena strigosa; estrutura do pasto; Lolium multiflorum; manejo do pastejo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese