SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número9Substituição do grão de milho pelo grão de milheto em dietas contendo silagem de milho ou silagem de capim-elefante na alimentação de bovinos de corteIsolamento e caracterização expedita morfológica, bioquímica e cinética de bactérias ruminais tolerantes a própolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

OLIVEIRA, André Soares de et al. Estimativa do nível ótimo de concentrado para vacas leiteiras em pastos tropicais utilizando-se o conceito de análise marginal. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.9, pp. 2040-2047. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000900024.

Adotou-se uma metodologia para estimar o nível ótimo de alimentos concentrados para vacas leiteiras em pastos tropicais com base na teoria da análise marginal. Um modelo empírico foi desenvolvido e validado para aplicação da metodologia, utilizando-se um banco de dados formado por 62 médias de tratamentos oriundos de 31 estudos em que a produção de leite foi avaliada em relação aos níveis de alimentação concentrada. A produção de leite (PL) apresentou comportamento quadrático em resposta ao consumo de concentrado (CC): PL (kg/vaca/dia) = 10,554 + 1,5855CC - 0,0552CC2. A avaliação dos valores de produção de leite observados sobre os preditos de PL apontou a não-rejeição da hipótese de nulidade, indicando que o modelo pode ser aplicado na predição da produção de leite e, consequentemente, do nível ótimo de suplementação. No entanto, a avaliação da partição do quadrado médio do erro de predição do modelo indicou a necessidade de ajustamentos. A resposta produtiva marginal (RPMa) apresentou comportamento linear decrescente ao nível de CC: RPMa (kg leite/ kg de concentrado adicionado) = 1,5855 - 0,1104CC. O consumo de concentrado que maximiza o lucro por animal (CCótimo) é estimado pela seguinte equação: CCótimo (kg/vaca/dia, com base na matéria natural) = (1,5855 - (Px/Py))/0,1104; em que Px e Py são, respectivamente, os preços do concentrado (R$/kg de matéria natural) e do leite recebido pelo produtor (R$/kg). Sugere-se a realização de novos estudos para incorporar ao modelo indicadores de desempenho reprodutivo e outros fatores que afetam a resposta produtiva à suplementação com alimentos concentrados. Recomendações de níveis de suplementação com alimentos concentrados para bovinos devem basear-se nos pressupostos da teoria da análise marginal sob o risco de uso irracional dos nutrientes.

Palavras-chave : modelagem; otimização; produção de leite; resposta produtiva marginal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês