SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue10Dry matter intake and performance of Girolando and Guzerá heifers and Guzerá under supplementation in caatinga, during the rainy season, in Pernambuco, BrazilLactation curves of four genetic groups of Holstein-Zebu crossbred cows author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

BARBOSA, Leandro et al. Estimação de parâmetros genéticos, componentes de variância e tendências genéticas em tamanho de leitegada de suínos. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.10, pp. 2155-2159. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010001000008.

Registros de animais da raça Large White foram usados para estimar componentes de variância, parâmetros e tendências genéticas para a característica número total de leitões nascidos (NLT) como medida do tamanho de leitegada. Na obtenção dos componentes de variância e parâmetros genéticos, foi utilizado o método da Máxima Verossimilhança Restrita, por meio do programa MTDFREML. Foram avaliados dois modelos mistos (aditivo e de repetibilidade). O modelo aditivo continha efeito fixo de grupo contemporâneo e os seguintes efeitos aleatórios: genético aditivo direto e residual para o primeiro parto. O modelo de repetibilidade continha os mesmos efeitos do modelo aditivo mais o efeito fixo de ordem de parto e o efeito aleatório não-correlacionado de ambiente permanente do animal para o segundo, terceiro e quarto parto. As estimativas de herdabilidades aditivas diretas para NLT foram de 0,15 e 0,20 para os modelos aditivo e de repetibilidade, respectivamente. A estimativa da razão entre a variância do efeito não-correlacionado de ambiente permanente do animal e a variância fenotípica, expressa como proporção da variância total (c2), foi de 0,09. As estimativas de tendências genéticas anuais obtidas nos modelos aditivos e de repetibilidade têm comportamentos similares (em torno de 0,02 leitão/fêmea/ano).

Keywords : características reprodutivas; herdabilidade; modelo de repetibilidade; número de leitões nascidos; REML; tendência genética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English