SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Controle de invasão biológica por capim-anonni em margem viária mediante a introdução de gramíneasDesenvolvimento embrionário e status folicular de cabras Toggenburg alimentadas com dieta à base de ureia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598

Resumo

PACIULLO, Domingos Sávio Campos et al. Dinâmica do crescimento de espécies de braquiária de acordo com a dose de nitrogênio e o sombreamento. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.2, pp.270-276. ISSN 1516-3598.  https://doi.org/10.1590/S1516-35982011000200006.

Estudaram-se os efeitos do sombreamento (0, 36 e 54%) e de doses de nitrogênio (0, 50, 100 e 150 mg/dm3 de solo) nas características morfogênicas e no perfilhamento de gramíneas do gênero Brachiaria (B. decumbens, B. ruziziensis e B. brizantha cvs. Marandu e Xaraes) cultivadas em vasos com capacidade para 5 kg de substrato. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 × 4 × 4 com três repetições. O nitrogênio promoveu aumento na taxa de aparecimento de folhas e no comprimento médio das lâminas foliares, enquanto o sombreamento aumentou a taxa de alongamento do colmo. A taxa de alongamento de folhas e o perfilhamento variaram com a interação entre as percentagens de sombra e as doses de nitrogênio. O sombreamento aumentou a eficiência de resposta da taxa de alongamento de folhas às doses de nitrogênio, mas reduziu para o perfilhamento, evidenciando prioridade no crescimento de perfilhos existentes em detrimento do surgimento de novos perfilhos quando há restrição de luminosidade para as plantas. Os ajustes fenotípicos, em resposta à diminuição de luz, indicam que as forrageiras estudadas apresentam tolerância ao sombreamento moderado.

Palavras-chave : Brachiaria brizantha; Brachiaria decumbens; Brachiaria ruziziensis; morfogênese; perfilhamento; sistema silvipastoril.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons