SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5Intake and performance of confined bovine fed fresh or ensilaged sugar cane based diets and corn silageMethodological aspects of ingestive behavior of grazing cattle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

MENEZES, Gustavo Chamon de Castro et al. Digestibilidade total e parcial, taxas de digestão obtidas com o esvaziamento ruminal e síntese de proteína microbiana em bovinos alimentados com cana-de-açúcar fresca ou ensilada e silagem de milho. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.5, pp. 1104-1113. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011000500023.

Avaliaram-se os consumos, as digestibilidades ruminal e intestinal e as taxas de passagem e de digestão de nutrientes em bovinos alimentados com dietas constituídas de silagem de milho, cana-de-açúcar triturada e fornecida in natura, cana triturada e ofertada após 72 horas de armazenamento, cana-de-açúcar ensilada com 1 % de cal e sem tratamento e um mesmo concentrado fixado em 1% do peso corporal. Todos os volumosos foram corrigidos com ureia/sulfato de amônio para conterem 10% de proteína bruta. Utilizaram-se cinco bovinos fistulados no rúmen, com peso médio de 240 kg ± 15 kg, distribuídos em um quadrado latino 5 × 5. Foram realizadas coletas totais de fezes, abomasal e dois esvaziamentos pela manhã. Os animais alimentados com dietas à base de silagem de milho apresentaram maiores digestibilidades ruminal da proteína e intestinal do extrato etéreo, taxas de ingestão, passagem e de digestão da matéria seca, justificando os maiores consumos de matéria seca e fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína (FDNcp). As maiores taxas de passagem nos animais alimentados com dietas à base de cana-de-açúcar in natura justificam os maiores consumos de matéria seca e FDNcp em relação ao observado com o fornecimento de silagens de cana-de-açúcar. Animais consumindo dietas contendo silagem de milho apresentam maiores taxas de passagem da matéria seca e digestão da FDNcp. Dietas contendo cana-de-açúcar in natura, armazenada ou não, favorecem o consumo e a taxa de passagem da matéria seca, em relação a dietas com cana ensilada. O uso de cal na ensilagem não melhora a digestibilidade dos nutrientes nem a taxa de passagem da dieta. A cana-de-açúcar armazenada por 72 horas possui características digestíveis semelhantes às da cana-de-açúcar in natura.

Keywords : consumo; digestão; FDN; matéria seca; ruminantes; taxa de passagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English