SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Performance of rearing female hoggets under different feeding strategiesFeed efficiency of pure and crossbred cattles fed high or low concentrate level author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

MACHADO, Polyana Albino Silva et al. Parâmetros nutricionais e produtivos em bovinos de corte a pasto alimentados com diferentes quantidades de suplemento. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.6, pp. 1303-1312. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011000600020.

Foram conduzidos dois experimentos com o objetivo de avaliar o efeito da quantidade de suplemento sobre o consumo, a digestibilidade, o ganho de peso e a eficiência de síntese microbiana em bovinos de corte. No experimento 1 foram utilizados quatro novilhos Holandês-Zebu, não-castrados, com peso médio de 250 kg, fistulados no esôfago, rúmen e abomaso. O suplemento foi composto por farelo de algodão, grão de milho triturado, mistura mineral e ureia/sulfato de amônio. As dietas foram: controle (sal) e suplementos oferecidos nos níveis de 0,33; 0,66 e 1% do peso corporal (%PC). Os consumos máximos de matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN) e nutrientes digestíveis totais (NDT) foram estimados em 1,09; 0,73 e 1,20% do PC. Aumento linear foi observado para os consumos de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE) e carboidratos não-fibrosos (CNF). As digestibilidades totais de MS, MO, PB, EE e FDN aumentaram linearmente com o consumo de suplemento, o que não ocorreu com a eficiência microbiana, que não foi influenciada. No experimento 2 foram utilizados 19 animais, zebuínos, não-castrados com idade e pesos médios iniciais de 18 meses e 320 kg. As dietas foram: mantença, controle e ofertas diárias de 1, 2 e 3 kg do suplemento. Aumento linear foi observado para os consumos de MS, MO, PB, EE, FDN e CNF com o aumento das quantidades de suplemento. Consumos máximos de NDT, teor de NDT da dieta e ganho médio diário (GMD) foram estimados quando 2,88; 2,62 e 2,69 kg de suplemento foram ofertados. A quantidade de suplemento teve efeito quadrático sobre a digestibilidade de todos os nutrientes, mas não afetou a eficiência microbiana. A digestão total máxima de FDN é observada para um consumo aproximado de 1,5 kg de suplemento/dia, o que resulta em resposta ótima do ganho médio diário com taxa de ingestão de 400 g de PB.

Keywords : consumo; digestibilidade; eficiência microbiana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese