SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número6Evaluation of litter material and ventilation systems in poultry production: III. litter reuse, darkling beetle populations and intestinal parasitesCarcass boneless yield of Braford steers, classified according to fat coverage class índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

BRAUNER, Cássio Cassal et al. Efeito da suplementação alimentar por um curto period durante o início da lactação sobre o desempenho de vacas e bezerros de corte criados extensivamente. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.6, pp. 1381-1387. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011000600029.

Trinta e duas vacas Angus multíparas em escore de condição corporal moderada (3 em escala de 1 a 5) receberam suplementação alimentar no início de lactação, por um período curto, para determinar o efeito sobre a produção e composição do leite e o desempenho de vacas e bezerros. A suplementação teve início aos 22 ± 3,2 dias após o parto, as vacas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos (n = 16), um recebendo de suplementação alimentar durante 35 dias (grupo suplementado), o outro sem suplementação (grupo controle). Cada vaca recebeu diariamente 0,6% de seu peso corporal em cochos individuais. Ambos os grupos foram mantidos em condição de pastagem nativa durante o período de suplementação. A avaliação da produção de leite, desempenho ponderal de vacas e bezerros foram controlados no dia 0 (início); dia 14 (meio) e dia 35 (final) do período de suplementação. Não houve efeito da suplementação alimentar na produção de leite ou de qualquer componente do leite em ambos os grupos, bem como sobre o desempenho de bezerros. Composição do leite foi diferente entre os períodos, onde a gordura foi maior no meio da suplementação e lactose foi maior no final deste período. Vacas suplementadas apresentaram maior ganho de peso médio diário no período final da suplementação do que as vacas do grupo controle. Vacas de corte em escore de condição corporal moderada podem ganhar peso durante o período de lactação em resposta ao aumento da disponibilidade de energia em um curto período, sem qualquer influência sobre a produção de leite, composição ou como conseqüência no desempenho dos bezerros.

Palabras llave : desempenho pós-parto; produção de leite; suplementação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés