SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue10Effects of different sources of protein on digestive characteristics, microbial efficiency, and nutrient flow in dairy goatsEffects of supply frequency of roughage and concentrate on ingestive behavior of feedlot cows and heifers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

MARCONDES, Marcos Inácio et al. Exigências de proteína de animais Nelore puros e cruzados com as raças Angus e Simental. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.10, pp. 2235-2243. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011001000025.

Objetivou-se estimar as exigências de proteína de animais Nelore, Nelore-Angus e Nelore-Simental, assim como a eficiência de uso da proteína metabolizável para ganho. Foram utilizados 69 animais (23 Nelore, 23 Nelore-Angus e 23 Nelore-Simental): 12 (quatro de cada grupo genético) foram abatidos antes do início do experimento, como grupo-referência, e nove animais foram separados para um ensaio de digestibilidade. Os animais restantes foram divididos em três dietas (ofertas de concentrado na base de 1 ou 2% do peso corporal à vontade e 1% do nível de mantença). Ao final do experimento, todos os animais foram abatidos e a composição corporal e o peso de corpo vazio (PCVZ) determinados. O consumo de proteína metabolizável (CPmet) foi estimado pela proteína microbiana verdadeira digestível média somada à proteína digestível não-degradada no rúmen. As exigências líquidas de proteína para ganho foram estimadas pela proteína retida (PR) em função do ganho de PCVZ (GPCVZ) e da energia retida. As exigências de proteína metabolizável para mantença foram estimadas pelo CPmet em função do GMD e as exigências líquidas para mantença pela PR em função do CPmet. O grupo genético influenciou apenas a relação entre os diferentes ganhos, mas não teve efeito sobre as exigências líquidas de proteína para ganho, que podem ser estimadas por meio do modelo PR = GPCVZ × (238,5 - 16,73 × (ER/GPCVZ)). Não há influência de grupo genético sobre as exigências líquidas e metabolizáveis de proteína para mantença, cujos valores são de 1,72 g/PCVZ0,75 e 3,09 g/PC0,75, respectivamente. Também não há efeito de grupo genético na energia retida em forma de proteína, assim como na eficiência de uso da proteína metabolizável para ganho, que é de 37,5%.

Keywords : cruzamento industrial; eficiência de uso da proteína; exigências; proteína líquida; proteína metabolizável; terminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese