SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número12Proteína e energia na dieta de jundiás criados em tanques-rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

BARBOSA, Osvaldo Nunes; RAIZER, Josué; GONDA, Mario Fabiano  e  SILVA, Jesiel Mamedes. Desempenho e coeficiente intestinal de alevinos puros e híbridos de pintados em condicionamento alimentar. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.12, pp.2621-2627. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011001200001.

Avaliou-se neste estudo o desempenho de alevinos de pintado puros Pseudoplatystoma corruscans e híbridos em treinamento alimentar. O coeficiente intestinal (CI = comprimento do intestino/comprimento total do animal) foi relacionado à massa e ao volume e comparado por meio de análise de variância multivariada e de componentes principais. Conforme a rotina da estação de piscicultura, a duração do condicionamento alimentar é de aproximadamente 60 dias, quando os animais são condicionados a alimentação com ração seca extrusada durante a fase clara do dia. Foram coletados cerca de 100 animais por grupo nas etapas inicial, intermediária e final. No início, os animais receberam coração bovino triturado e gradativamente foi adicionada ração moída até a aceitação de ração seca extrusada ao final. Os crescimentos em extensão e volume corporais dependeram da velocidade de crescimento intestinal. O intestino e a velocidade de adaptação do intestino são maiores nos animais híbridos, o que está associado ao melhor desempenho desses animais. 

Palavras-chave : adaptação intestinal; condicionamento alimentar; crescimento; peixes carnívoros; peixes neotropicais; siluriformes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons