SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue12Growth index in massai grass under different levels of nitrogen fertilizationMorphogenic and structural characteristics of Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça under three densities of fertilization with nitrogen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

MEINERZ, Gilmar Roberto et al. Produção e valor nutritivo da forragem de capim-elefante em dois sistemas de produção. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.12, pp. 2673-2680. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982011001200009.

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a produção e o valor nutritivo da forragem de capim-elefante cultivado em sistemas convencional e agroecológico. No sistema convencional, o capim-elefante foi estabelecido em cultivo exclusivo, em linhas com espaçamento de 1,4 m e, no sistema agroecológico, em linhas afastadas 3 m. Nas entrelinhas, estabeleceu-se azevém no período hibernal para desenvolvimento de espécies de crescimento espontâneo no período estival. Avaliaram-se a massa, a produção e a composição botânica e estrutural da forragem e a carga animal. Amostras de simulação de pastejo foram coletadas para determinação dos teores de proteína bruta e fibra em detergente neutro e da digestibilidade in vitro da matéria seca e matéria orgânica. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com dois tratamentos (sistemas convencional e agroecológico) e duas repetições (piquetes). Valores mais elevados para massa de forragem, produção de forragem, taxa de acúmulo diário e carga animal foram observados no sistema convencional. A relação folha: colmo foi similar entre os sistemas. Valor mais elevado de proteína bruta foi observado no sistema agroecológico. O capim-elefante sob manejo convencional apresenta maior produção de forragem, com menores teores de proteína bruta. O sistema agroecológico apresenta melhor distribuição da produção de forragem no decorrer do ano.

Keywords : agroecologia; bovinos leiteiros; Lolium multiflorum; pastagens consorciadas; Pennisetum purpureum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese