SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Growth and regrowth of tough lovegrass (Eragrostis plana Nees)Breeding objectives and economic values for traits of low input family-based beef cattle production system in the State of Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

VIANA, Pablo Teixeira et al. Fracionamento de carboidratos e de proteína das silagens de diferentes forrageiras. R. Bras. Zootec. [online]. 2012, vol.41, n.2, pp. 292-297. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982012000200009.

Este experimento foi conduzido com os objetivos de caracterizar e quantificar as frações que compõem os carboidratos e a proteína de diferentes silagens. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições: silagem de milho (AG 5011), silagem de sorgo-sudão, silagem de sorgo-forrageiro (BR 601) e silagem de girassol (Rumbsol 91). A silagem de girassol apresentou menor valor de carboidratos totais (CT) e da fração B2 (fração potencialmente degradável da fibra). As silagens de milho, sorgo-sudão e sorgo-forrageiro não apresentaram diferença quanto aos teores de carboidratos totais. A fração C (fração indigestível da parede celular) foi encontrada em maior proporção nas silagens de sorgo-sudão e girassol. Não houve diferenças na fração A da proteína (nitrogênio não-proteico) entre as silagens. A silagem de girassol apresentou maior valor de proteína bruta e nitrogênio total. Não foi observada diferença nos resultados entre as silagens de milho e sorgo, e a fração C foi menor para silagem de milho e sorgo forrageiro. As silagens de sorgo-sudão e sorgo-forrageiro apresentam menor valor nutritivo, devido à maior quantidade de parede celular e ao menor conteúdo de energia em comparação às silagens de milho e girassol.

Palabras llave : avaliação de alimentos; girassol; milho; sorgo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués