SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Evaluation of mathematical models to describe growth of grazing young bullsCarcass characteristics, chemical composition and fatty acid profile of longissimus muscle of young bulls from four genetic groups finished in feedlot índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

FERNANDES, Henrique Jorge et al. Avaliação nutricional, durante a amamentação, de tourinhos em pastejo recebendo suplementação proteica da amamentação à terminação. R. Bras. Zootec. [online]. 2012, vol.41, n.2, pp. 374-383. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982012000200021.

O objetivo neste estudo foi avaliar as condições nutricionais de tourinhos em aleitamento, a pasto, recebendo suplementação com concentrados proteicos durante a época de transição águas-seca. Foram utilizados 52 bezerros mestiços com idade média inicial de 130 dias. Os animais foram distribuídos em quatro lotes, alojados em piquetes de Brachiaria decumbens Stapf junto com suas mães, onde receberam uma das quatro estratégias de suplementação: três suplementos concentrados, ou sal mineral (controle). Os suplementos concentrados diferiram quanto ao nível de proteína. Após 45 dias, realizou-se a avaliação nutricional dos animais, que incluiu a estimação do consumo e da digestão de nutrientes e das características do metabolismo proteico. A estimação do consumo e da digestibilidade foi feita utilizando-se os indicadores: LIPE®, dióxido de titânio e fibra em detergente neutro indigestível. Realizou-se ainda coleta de amostras de urina e de sangue. O efeito de suplementação e os efeitos linear e quadrático do nível de proteína no concentrado foram avaliados pela decomposição da soma de quadrados em contrastes ortogonais, adotando-se α = 0,10. O consumo de concentrado substituiu parte do pasto ingerido pelos bezerros e aumentou a ingestão de proteína, a digestibilidade da matéria seca e matéria orgânica, o teor de nutrientes digestíveis totais e a excreção de nitrogênio na urina. O nível de proteína no suplemento tem efeito linear positivo sobre a ingestão diária de proteína, a digestibilidade de todos os nutrientes e o teor de nutrientes digestíveis totais e efeito quadrático sobre a excreção de nitrogênio na forma de ureia na urina.

Palavras-chave : bezerros; consumo; digestibilidade; gado de corte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português