SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Productivity, utilization efficiency and sward targets for mixed pastures of marandugrass, forage peanut and tropical kudzuImpact of nitrogen fertilization on the forage characteristics and beef calf performance on native pasture overseeded with ryegrass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

ARAUJO, Fabio Fernando de; GUABERTO, Luciana Machado  and  SILVA, Iassanã Francisco da. Bioprospecção de rizobactérias promotoras de crescimento em Brachiaria brizantha. R. Bras. Zootec. [online]. 2012, vol.41, n.3, pp. 521-527. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982012000300007.

Objetivou-se selecionar e caracterizar bactérias do gênero Bacillus em rizosfera de Brachiaria brizantha como promotoras de crescimento de plantas e correlacionar os diferentes critérios de seleção das bactérias utilizados em laboratório e casa-de-vegetação. Após coleta de amostras de plantas em três municípios da região oeste de São Paulo, foram realizados o isolamento de bactérias da rizosfera e posterior caracterização fenotípica quanto ao potencial de colonização de raízes de braquiária, antagonismo a fungos fitopatogênicos, produção de auxinas, fosfatases e proteases, além da caracterização genotípica utilizando a técnica de PCR-RAPD. Como avaliação final dos isolados bacterianos foi realizado experimento em casa-de-vegetação com inoculação de sementes e cultivo de Braquiaria brizantha com efetivação de três cortes, durante 180 dias. O experimento foi distribuído em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Dos 45 isolados de Bacillus sp. avaliados, sete foram competentes para colonização radicular e três (1A, 2B e 6A) foram capazes de promover o crescimento de Brachiaria brizantha, na média de três cortes efetuados na cultura. A avaliação da produção de auxinas e fosfatases foi relevante no protocolo de seleção dos isolados de Bacillus sp. como promotores de crescimento de plantas. A produção de proteases foi detectada em todos os isolados avaliados, mas não houve correlação desta característica com o crescimento das plantas.

Keywords : atividade enzimática; Bacillus sp.; pastagens; rizosfera.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese