SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Chemical composition and ruminal degradation kinetics of crude protein and amino acids, and intestinal digestibility of amino acids from tropical foragesNutritional requirements of energy, protein and macrominerals for maintenance and weight gain of young crossbred Nellore × Holstein bulls on pasture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

POMPEU, Roberto Cláudio Fernandes Franco et al. Desempenho produtivo e características de carcaça de ovinos em confinamento alimentados com rações contendo torta de mamona destoxificada em substituição ao farelo de soja. R. Bras. Zootec. [online]. 2012, vol.41, n.3, pp. 726-733. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982012000300036.

Objetivou-se avaliar a influência de quatro níveis de substituição (0; 33; 67 e 100%) do farelo de soja pela torta de mamona destoxificada em rações sobre o desempenho produtivo e as características de carcaça de ovinos mestiços de Morada Nova. Utilizaram-se 20 machos não-castrados, com peso vivo médio de 18,7 kg, em delineamento de blocos ao acaso com cinco repetições. Foram avaliados o desempenho, o peso, o rendimento e a composição regional das carcaças. A substituição do farelo de soja pela torta de mamona destoxificada não teve efeito sobre o peso vivo ao abate e o ganho de peso total durante o confinamento, entretanto teve efeito linear decrescente sobre o ganho médio diário e a conversão alimentar dos animais. Não foi observado efeito dos níveis de substituição do farelo de soja pela torta de mamona destoxificada sobre o peso vivo final, o peso vivo ao abate em jejum, o peso corporal vazio, o peso da carcaça quente e o peso da carcaça fria. O rendimento de carcaça quente foi afetado pelos níveis de substituição do farelo de soja pela torta de mamona, mesmo comportamento observado para o rendimento de carcaça fria. O peso da costela e os rendimentos da costela e da paleta também foram influenciados pelos níveis de substituição do farelo de soja pela torta de mamona destoxificada. O peso e o rendimento das demais regiões, no entanto, não apresentaram diferenças entre níveis de substituição. A torta de mamona destoxificada pode ser utilizada em níveis de até 67% de substituição ao farelo de soja em dietas para ovinos.

Keywords : borregos; rendimento de carcaça; Ricinus communis; subproduto do biodiesel.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese