SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Development and application of a bioeconomic efficiency index for beef cattle production in Rio Grande do Sul, BrazilProduction and quality of milk from Mantiqueira dairy cows feeding on Mombasa grass pasture and receiving different sources of roughage supplementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

NASCIMENTO, Ana Carolina Campana et al. Eficiência técnica da atividade leiteira em Minas Gerais: uma aplicação de regressão quantílica. R. Bras. Zootec. [online]. 2012, vol.41, n.3, pp. 783-789. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982012000300043.

O objetivo principal neste estudo foi analisar a influência de variáveis técnicas e econômicas sobre os índices de eficiência técnica de produtores de leite de Minas Gerais ao longo de pontos distintos da distribuição dos índices de eficiência utilizando-se a técnica de regressão quantílica. Os índices de eficiência técnica foram estimados com base em um modelo de fronteira estocástica utilizando-se dados de 875 produtores de leite do estado de Minas Gerais coletados no ano de 2005. Os principais resultados revelaram, na fronteira de produção, que possivelmente está havendo utilização extensiva do fator terra. De modo geral, a variável percentual de vacas em lactação foi a mais relevante na explicação da eficiência técnica em todos os quantis estudados, enquanto o percentual de mão-de-obra familiar utilizado foi importante para explicar apenas os menores níveis de eficiência. Além disso, foi encontrada diferença significativa entre os coeficientes estimados dos quantis em estudo, o que mostra que as variáveis explicativas não têm o mesmo impacto no aumento da eficiência em todos os pontos da distribuição.

Keywords : determinantes da eficiência; fronteira estocástica; pecuária leiteira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese