SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4What pharmacology teaches us about the pathophysiology of obsessive-compulsive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SCAHILL, Lawrence; KING, Robert A; LECKMAN, James F  and  HARRIS, Neison. Abordagem contemporânea para o tratamento de tiques na síndrome de Tourette. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2000, vol.22, n.4, pp. 189-193. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000400010.

Os transtornos coréicos são relativamente comuns durante a infância. Os automatismos apresentam graus variáveis, de leve a grave, e flutuam ao longo do tempo. Além disso, na maioria dos casos, os automatismos tendem a diminuir em número e freqüência no início da vida adulta. Dada a gravidade variável e sua história natural, muitas vezes não é necessário tratar os automatismos. O tratamento medicamentoso está indicado quando as manifestações são freqüentes, vigorosas e interferem com a vida diária. Vários medicamentos têm sido usados no tratamento dos automatismos, mas apenas alguns deles vêm sendo estudados a fundo. O artigo revisa a variedade de medicamentos que vêm sendo usados no tratamento dos automatismos e proporciona informações práticas para o tratamento clínico de crianças e adolescentes com transtornos coréicos.

Keywords : Síndrome de Tourette; Pediatria; Tratamento medicamentoso.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English