Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
Revista Brasileira de Psiquiatria
versão impressa ISSN 1516-4446
Resumo
CARAMELLI, Paulo e BARBOSA, Maira Tonidandel. Como diagnosticar as quatro causas mais freqüentes de demência?. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2002, vol.24, suppl.1, pp. 7-10. ISSN 1516-4446. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462002000500003.
Doença de Alzheimer, demência vascular, demência com corpos de Lewy e demência frontotemporal são as quatro causas mais freqüentes de demência na prática clínica. O diagnóstico diferencial dessas condições se baseia na busca de perfis clínicos característicos por anamnese adequada, exame neurológico e avaliação neuropsicológica, além de investigação complementar pertinente, que consiste em exames laboratoriais e de neuroimagem. O presente artigo apresenta breve revisão das características principais de cada uma dessas formas de demência, com ênfase em aspectos relativos ao diagnóstico.
Palavras-chave : Demência; Diagnóstico; Doença de Alzheimer; Demência vascular; Demência com corpos de Lewy; Degeneração lobar frontotemporal.












