SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 suppl.1É possível prevenir o desenvolvimento da demência?Álcool, drogas e muito mais entre idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

COULSON, Brett S  e  ALMEIDA, Osvaldo P. Delirium: além do diagnóstico clínico. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2002, vol.24, suppl.1, pp. 28-33. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462002000500007.

Delirium é um transtorno mental comum que tem sido associado a permanência hospitalar prolongada, aumento nos custos com cuidados médicos e maior morbidade e mortalidade entre idosos. De forma geral, o manejo de pacientes tem se limitado ao tratamento das complicações advindas do episódio agudo e dos distúrbios comportamentais e psicológicos associados ao delirium, embora isto pareça ter um impacto desprezível sobre o curso da doença e o prognóstico dos pacientes no longo prazo. Este artigo revisa o desenvolvimento de estratégias desenhadas com o objetivo de reduzir a incidência e as complicações clínicas do delirium e propõe que um tratamento efetivo de pacientes com delirium deve sempre incluir medidas básicas de prevenção primária, secundária e terciária.

Palavras-chave : Delírio; Estado confusional; Terapêutica; Administração de caso; Fatores de risco; Prevenção primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês