SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Disposição e alternativas ao dirigir alcoolizado entre jovens paulistanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

MIRANDA, Mônica Carolina; POMPEIA, Sabine  e  BUENO, Orlando F A. Um estudo comparativo das normas de um conjunto de 400 figuras entre crianças brasileiras e americanas. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2004, vol.26, n.4, pp. 226-233. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462004000400005.

OBJETIVO: Este estudo comparou os resultados entre crianças brasileiras e americanas quanto àomeação, familiaridade com o conceito representado e complexidade visual de um conjunto de 400 figuras MÉTODO: Foram avaliadas 36 crianças brasileiras (18 meninos) de 5 a 7 anos de idade com características semelhantes às crianças americanas. Os procedimentos e medidas empregados no estudo brasileiro foram os mesmos usados para a população americana permitindo comparação direta dos dados das duas amostras através de correlações rho de Spearman e testes t de Student. RESULTADOS: Foram observadas correlações positivas significativas para todas as medidas entre as amostras brasileira e americana. A análise qualitativa demonstrou que ambos os grupos deram nomes modais que diferem do proposto para 59 figuras. As crianças brasileiras utilizaram nomes que diferem do proposto para 72 figuras nomeadas corretamente pelas americanas. As americanas nomearam diferentemente do nome modal 26 figuras nomeadas corretamente pelas brasileiras. CONCLUSÃO: O conjunto de 400 figuras mostrou-se um instrumento adequado para uso em diferentes culturas. Contudo, é aconselhável evitar o uso de figuras que produziram inconsistência de nomeação nas populações brasileira e norte-americana em estudos em outras culturas com o mesmo grupo etário até que normas específicas estejam disponíveis.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Memória; Fatores culturais; Percepção visual; Estudo comparativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês