SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 suppl.1Alcohol Dependence Syndrome: diagnostic criteriaFrom one beer with friends to alcohol dependence: a synthesis about our knowledge of this path author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

PECHANSKY, Flavio; SZOBOT, Claudia Maciel  and  SCIVOLETTO, Sandra. Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2004, vol.26, suppl.1, pp. 14-17. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462004000500005.

O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. O uso de álcool na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco, além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual e participação em gangues. O uso de álcool por adolescentes está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos. Os profissionais que lidam com adolescentes devem estar preparados para uma avaliação adequada quanto ao possível uso abusivo ou dependência de álcool nesta faixa etária. Entretanto, é importante destacar que os critérios empregados por alguns instrumentos para o diagnóstico de abuso e dependência de álcool foram desenvolvidos para adultos e devem ser aplicados com ressalvas para adolescentes. Assim, é fundamental que os profissionais conheçam as características da adolescência e as particularidades da dependência química nesta faixa etária.

Keywords : Bebidas alcoólicas; Saúde dos adolescentes; Transtornos relacionados ao uso do álcool; Abuso de sustância.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese