SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 suppl.3Melhorando o desfecho do transtorno bipolar usando estratégias não farmacológicas: o papel da psicoeducaçãoTranstorno afetivo bipolar: um enfoque transcultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Psychiatry

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

MACHADO-VIEIRA, Rodrigo; SANTIN, Aida  e  SOARES, Jair C. O papel da equipe multidisciplinar no manejo do paciente bipolar. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2004, vol.26, suppl.3, pp.51-53. ISSN 1809-452X.  https://doi.org/10.1590/S1516-44462004000700012.

O transtorno de humor bipolar (THB) é uma patologia incurável, recorrente e crônica, sendo que inúmeros fatores de vida relacionados ao estresse demonstram influenciar o curso da doença. Devido a estes fatores, a doença está associada com grave disfunção familiar, social e ocupacional, especialmente quando o tratamento farmacológico não é realizado de forma continuada. O papel prioritário da equipe multidisciplinar no tratamento do pacientes com transtorno de humor bipolar é melhorar a aderência medicamentosa, diminuindo os riscos de recaída. Neste artigo, são apresentadas possíveis causas biopsicossociais envolvidas no surgimento e curso da doença, incluindo-se eventos de vida, meio familiar e refratariedade farmacológica. São descritas as funções da equipe multidisciplinar no tratamento da bipolaridade, avaliando-se, neste contexto, a eficácia terapêutica das diversas abordagens psicossociais em uso e as perspectivas neste campo de "intervenção preventiva".

Palavras-chave : Transtorno bipolar [psicologia]; Transtorno bipolar [terapia]; Transtornos do humor; Cooperação do paciente; Recivida [prevenção & controle]; Educação do paciente; Família; Apoio social; Equipe de assistência ao paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons