SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Tiques secundários e touretismoSessão de Transtornos Alimentares do Development and Well-Being Assessment (DAWBA): desenvolvimento e validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Psychiatry

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

SCHMITT, Ricardo et al. A eficácia dos antidepressivos para transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão sistemática e metanálise. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2005, vol.27, n.1, pp.18-24. ISSN 1809-452X.  https://doi.org/10.1590/S1516-44462005000100007.

OBJETIVOS: Investigar a eficácia e tolerabilidade dos antidepressivos no tratamento do Transtorno de ansiedade generalizada (TAG). MÉTODOS: Todos os ensaios clínicos randomizados que investigavam o uso de antidepressivos para Transtorno de ansiedade generalizada até maio de 2002 foram incluídos nesta revisão. Ensaios clínicos não randomizados e aqueles que incluíram pacientes com Transtorno de ansiedade generalizada e outra comorbidade de Eixo I foram excluídos. Riscos relativos, diferenças de médias e número necessário para tratar (NNT) foram estimados. Pessoas que morreram ou saíram dos estudos foram considerados como sem melhora. RESULTADOS: Antidepressivos (imipramina, venlafaxina e paroxetina) foram superiores ao placebo no tratamento do Transtorno de ansiedade generalizada. O número necessário para tratar para os antidepressivos em Transtorno de ansiedade generalizada foi 5,15. Taxas de abandono não diferiram entre antidepressivos e placebo. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que os antidepressivos são um tratamento adequado para pacientes com Transtorno de ansiedade generalizada.

Palavras-chave : Transtornos da ansiedade [quimioterapia]; Agentes antidepressivos [uso terapêutico]; Ensaios controlados aleatórios; Revisão acadêmica [Tipo de publicação]; Metanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons