SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 suppl.1Violent behavior during sleepSleep-wake cycle mechanisms índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versión impresa ISSN 1516-4446

Resumen

LUCCHESI, Ligia Mendonça; PRADELLA-HALLINAN, Marcia; LUCCHESI, Mauricio  y  MORAES, Walter André dos Santos. O sono em transtornos psiquiátricos. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2005, vol.27, suppl.1, pp. 27-32. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462005000500006.

O achado de padrões alterados de sono é notável na maioria dos transtornos psiquiátricos. Neste artigo são abordados os transtornos psiquiátricos que mais freqüentemente apresentam alterações de sono na prática clínica e a descrição dos achados polissonográficos. As queixas mais freqüentes dos pacientes são relacionadas à dificuldade para iniciar e manter o sono (insônia inicial e de manutenção, respectivamente) e sono não reparador, observadas na maioria dos transtornos. A insônia terminal ou despertar precoce é mais relacionada a quadros depressivos. A hipersonia pode aparecer em alguns quadros de depressão como sazonal, atípica ou em transtornos bipolares. Em relação aos achados polissonográficos, temos, em geral, redução significativa da eficiência e do tempo total do sono à custa da redução do sono de ondas lentas. A redução da latência para o sono de movimentos oculares rápidos (REM) é descrita principalmente para os quadros depressivos, mas pode aparecer em outras patologias.

Palabras llave : Distúrbios do sono; Sono REM [fisiologia]; Transtornos depressivos; Transtorno da falta de atenção com hiperatividade; Polissonografia; Distúrbio do início e da manutenção do sono.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués