SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Sintomas depressivos e desempenho cognitivo nos idosos: relações entre institucionalização e realização de atividadesSonolência diurna excessiva em pacientes com transtorno depressivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

MITSUHIRO, Sandro Sendin et al. Gravidez na adolescência: uso de drogas no terceiro trimestre e prevalência de transtornos psiquiátricos. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 122-125. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000200009.

OBJETIVO: Determinar, em adolescentes de baixa renda, a prevalência de transtornos psiquiátricos durante a gravidez, a prevalência de uso de cocaína e maconha no terceiro trimestre de gestação e descrever suas características sociodemográficas. MÉTODO: Mil adolescentes grávidas foram avaliadas por meio do Composite International Diagnostic Interview e de um questionário sociodemográfico e socioeconômico no centro obstétrico de um hospital público de São Paulo. Dessas, foi colhida amostra para análise de fios de cabelo. RESULTADOS: Das mil pacientes entrevistadas, 53,6% têm baixa renda, 60,2% abandonaram a escola, 90,4% estão desempregadas e 92,5% são financeiramente dependentes, 6% usaram drogas durante o terceiro trimestre da gravidez (maconha: 4%, cocaína: 1,7%, ambos: 0,3%) e 27,6% tiveram ao menos um transtorno psiquiátrico. Os diagnósticos mais freqüentes foram: depressão (12,9%), transtorno de estresse pós-traumático (10,0%) e ansiedade (5,6%). DISCUSSÃO: Famílias desestruturadas, evasão escolar, desemprego e baixa capacitação profissional são fatores que contribuem para a manutenção desta situação socioeconômica desfavorável, cenário no qual são elementos importantes a alta prevalência de uso de cocaína e maconha no 3º trimestre da gravidez e de transtornos psiquiátricos.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Transtornos mentais; Psicoses induzidas por substâncias; Mortalidade perinatal [Saúde Pública].

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês