SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Sintomas depressivos e desempenho cognitivo nos idosos: relações entre institucionalização e realização de atividadesSonolência diurna excessiva em pacientes com transtorno depressivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

MITSUHIRO, Sandro Sendin et al. Gravidez na adolescência: uso de drogas no terceiro trimestre e prevalência de transtornos psiquiátricos. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.2, pp.122-125. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000200009.

OBJETIVO: Determinar, em adolescentes de baixa renda, a prevalência de transtornos psiquiátricos durante a gravidez, a prevalência de uso de cocaína e maconha no terceiro trimestre de gestação e descrever suas características sociodemográficas. MÉTODO: Mil adolescentes grávidas foram avaliadas por meio do Composite International Diagnostic Interview e de um questionário sociodemográfico e socioeconômico no centro obstétrico de um hospital público de São Paulo. Dessas, foi colhida amostra para análise de fios de cabelo. RESULTADOS: Das mil pacientes entrevistadas, 53,6% têm baixa renda, 60,2% abandonaram a escola, 90,4% estão desempregadas e 92,5% são financeiramente dependentes, 6% usaram drogas durante o terceiro trimestre da gravidez (maconha: 4%, cocaína: 1,7%, ambos: 0,3%) e 27,6% tiveram ao menos um transtorno psiquiátrico. Os diagnósticos mais freqüentes foram: depressão (12,9%), transtorno de estresse pós-traumático (10,0%) e ansiedade (5,6%). DISCUSSÃO: Famílias desestruturadas, evasão escolar, desemprego e baixa capacitação profissional são fatores que contribuem para a manutenção desta situação socioeconômica desfavorável, cenário no qual são elementos importantes a alta prevalência de uso de cocaína e maconha no 3º trimestre da gravidez e de transtornos psiquiátricos.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Transtornos mentais; Psicoses induzidas por substâncias; Mortalidade perinatal [Saúde Pública].

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons