SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Plants with possible psychoactive effects used by the Krahô Indians, BrazilSevere physical punishment and mental health problems in an economically disadvantaged population of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

GOMEZ-RESTREPO, Carlos et al. Satisfação do médico de cuidados primários com pacientes diagnosticados com depressão: resultados colombianos do Projeto Internacional de Depressão. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 283-289. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000400007.

OBJETIVO: Caracterizar a satisfação dos clínicos com os encontros médico-paciente, distinguindo entre aqueles que envolvem pacientes diagnosticados com depressão e aqueles que envolvem pacientes sem depressão, bem como determinar o impacto de uma intervenção educacional visando a melhorar o reconhecimento e o gerenciamento da depressão na prática de atendimento primário em Bogotá, Colômbia. MÉTODO: A satisfação dos clínicos ao tratarem de pacientes ambulatoriais em centros de atendimento primário foi avaliada por meio de um questionário aplicado antes e depois da intervenção. RESULTADOS: A intervenção foi ministrada a 18 clínicos e cinco enfermeiras. Um total de 1.650 questionários relativos às visitas foram coletados na primeira fase e 1.832 foram coletados na segunda fase. O percentual de pacientes diagnosticados com depressão aumentou de 5,9% (IC 95%: 4,8-7,1%), antes da intervenção, para 10,6% (IC 95%I: 9,2-12,06%) após a mesma. A duração total do encontro clínico não se modificou significativamente. O percentual de tempo despendido como os problemas/preocupações físicos dos pacientes decresceu em ambos os tipos de visitas. CONCLUSÕES: A satisfação dos profissionais de saúde foi mais alta ao tratarem dos problemas físicos dos pacientes. No entanto, em ambos os tipos de visitas o grau de satisfação ao tratarem dos aspectos psicológicos aumentou após a intervenção.

Keywords : Educação médica; Satisfação pessoal; Atenção primária à saude; Pacientes ambulatoriais; Depressão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English