SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Treatment of restless legs syndromeIntroductory concepts of health economics and the social impact of the alcohol misuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

AVILA, Renata  and  BOTTINO, Cássio Machado de Campos. Atualização sobre alterações cognitivas em idosos com síndrome depressiva. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 316-320.  Epub Oct 19, 2006. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000010.

OBJETIVO: Depressão e déficits cognitivos estão entre os principais problemas de saúde mental na terceira idade. É muito comum que ambas as condições apareçam juntas e acarretem conseqüências graves, como piora da qualidade de vida, declínio funcional, aumento no uso de serviços de saúde, aumento da morbidade e da mortalidade. Conhecer quais são as principais alterações cognitivas causadas pelo quadro depressivo tem grande importância para confirmar o diagnóstico, planejar o tratamento e estabelecer parâmetros sobre o prognóstico destes pacientes. O presente artigo tem como objetivo promover uma revisão sobre estudos publicados nos últimos anos sobre alterações cognitivas em idosos com diagnóstico de depressão. MÉTODO: Para tanto, foram selecionados, através do Medline, os estudos mais relevantes do período de 1991 à 2005. DISCUSSÃO: Os resultados destes estudos apontam para déficits cognitivos que vão além de dificuldades de memória, os quais são relevantes tanto para o diagnóstico diferencial entre depressão e demência, entre depressão e envelhecimento normal, e para acompanhar mais de perto pacientes que apresentam risco aumentado de conversão para demência no futuro.

Keywords : Depressão; Envelhecimento; Transtornos cognitivos; Transtornos de memória; Atenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese