SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Cognitive changes update among elderly with depressive syndromeConsiderations about the nervous system phylogenetic evolution, behavior, and the emergence of consciousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

MORAES, Edilaine et al. Conceitos introdutórios de economia da saúde e o impacto social do abuso de álcool. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.4, pp. 321-325.  Epub Oct 18, 2006. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000011.

A sociedade brasileira arca, atualmente, com um elevado custo econômico frente aos problemas decorrentes do uso abusivo de álcool. No Brasil, estudos econômicos relacionados ao abuso e/ou dependência química são escassos ou inexistentes, embora exista uma grande limitação de recursos e enormes problemas de saúde decorrentes. Este artigo tem como objetivo introduzir aos profissionais da saúde conceitos fundamentais da Economia da Saúde, tais como: avaliação econômica completa e incompleta, custo da doença, comparação de custos, tipos de avaliação (custo-minimização, custo-efetividade, custo-utility e custo-benefício), pontos de vista da análise (do paciente, da Instituição de Saúde, do Ministério da Saúde ou da sociedade), tipos de custos (diretos, indiretos e intangíveis) e outros. Além disso, serão descritos alguns dados de pesquisas sobre o impacto do consumo de álcool na sociedade brasileira. Não pretendemos esgotar os assuntos tratados, mas sim, enfatizar a necessidade de pesquisas nacionais que aliem a avaliação econômica à dependência alcoólica, tendo por finalidade propiciar o maior ganho de saúde possível, com a menor utilização dos escassos recursos destinados ao sistema saúde, na busca de maior eficiência.

Keywords : Economia da saúde; Política social; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Alcoolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese