SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4O Teste do Desenho do Relógio: desempenho entre idosos de baixa escolaridadeEstrutura fatorial do Questionário de Rutter para Professores numa amostra de crianças portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

DINIZ, Breno Satler et al. Comprometimento cognitivo leve: rastreio cognitivo ou avaliação neuropsicológica?. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2008, vol.30, n.4, pp. 316-321. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462008000400003.

OBJETIVO: Descrever o perfil neuropsicológico dos subtipos de comprometimento cognitivo leve, amnéstico, não-amnéstico e múltiplos domínios, de uma amostra clínica. Além disto, avaliou-se as propriedades diagnósticas do Mini-exame do Estado Mental e do Cambridge Cognitive Examination na identificação dos diferentes subtipos de comprometimento cognitivo leve na prática clínica. MÉTODO: Avaliação clínica e neuropsicológica transversal de 249 idosos em uma clínica de memória de um hospital universitário em São Paulo, Brasil. RESULTADOS: Testes de rastreio para demência (Mini-exame do Estado Mental e Cambridge Cognitive Examination) identificam corretamente casos de doença de Alzheimer leve, mas não apresentam boa acurácia para diferenciar os diversos subtipos de comprometimento cognitivo leve. A performance dos sujeitos portadores de comprometimento cognitivo leve foi heterogênea nos diferentes testes da bateria neuropsicológica, com uma tendência a uma pior performance global nos pacientes com o subtipo amnéstico (especialmente os com envolvimento de múltiplos domínios cognitivos) em relação ao comprometimento cognitivo leve não-amnéstico. CONCLUSÕES: A discriminação dos diferentes subtipos de comprometimento cognitivo leve foi possível somente a partir de uma avaliação neuropsicológica detalhada. Desta maneira, é necessário o desenvolvimento de novas estratégias de rastreio para esta condição na prática clínica.

Palavras-chave : Transtornos cognitivos; Doença de Alzheimer; Testes neuropsicológicos; Diagnóstico; Demência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês