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Brazilian Journal of Psychiatry

versão impressa ISSN 1516-4446versão On-line ISSN 1809-452X

Resumo

PEREIRA, Ana Telma et al. Estrutura fatorial do Questionário de Rutter para Professores numa amostra de crianças portuguesas. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2008, vol.30, n.4, pp.322-327. ISSN 1809-452X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462008000400004.

OBJETIVO: Analisar a estrutura fatorial do Questionário de Rutter para Professores numa amostra de crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. MÉTODO: O questionário, constituído por 26 itens que avaliam problemas do comportamento, foi preenchido pelos professores de 877 crianças (6-11 anos). As respostas foram sujeitas a uma análise fatorial, por meio do método de componentes principais com rotação ortogonal varimax. RESULTADOS: Na amostra total, a estrutura fatorial resultou em três fatores que explicam 38,88% da variância total e que foram denominados: problemas de hiperatividade/conduta (Fator 1), ansiedade/depressão (Fator 2) e vadiagem/furto (Fator 3). A correlação entre os fatores 1 e 3 foi a mais elevada. As pontuações fatoriais foram significativamente mais elevadas nos rapazes do que nas raparigas e apresentaram uma relação inversa com a classe social e com o rendimento escolar. As estruturas fatoriais realizadas separadamente para rapazes e raparigas revelaram grandes similitudes. CONCLUSÕES: Os itens do Factor 1 parecem relacionar-se com o distúrbio hipercinético da conduta proposto pela Classificação Internacional de Doenças-10. Os resultados sugerem que a versão portuguesa do Questionário de Rutter para Professores apresenta parâmetros psicométricos adequados, podendo ser útil na avaliação dos problemas de comportamento das crianças.

Palavras-chave : Portugal; Questionários; Análise fatorial; Comportamento infantil; Estudos de avaliação.

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