SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Association study between the -62A/T NFKBIL1 polymorphism and obsessive-compulsive disorderNeuropsychological differences between attention deficit hyperactivity disorder and control children and adolescents referred for academic impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Psychiatry

Print version ISSN 1516-4446On-line version ISSN 1809-452X

Abstract

TRAMONTINA, Juliana Fernandes et al. Polimorfismo do gene do fator neurotrófico derivado do cérebro val66met e função executiva em pacientes com transtorno bipolar. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.2, pp.136-140. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000200010.

OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo investigar a associação entre o polimorfismo val66met do gene do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e o desempenho cognitivo no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas em uma amostra de pacientes bipolares brasileiros caucasianos. MÉTODO: Sessenta e quatro pacientes com transtorno bipolar foram avaliados em relação a sua cognição por meio do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas que foi comparada com a freqüência alélica e genotípica do polimorfismo val66met do gene do fator neurotrófico derivado do cérebro. RESULTADOS: O percentual de erros não-perseverativos foi significativamente maior nos indivíduos com genótipo val/val. Não foi encontrada diferença significativa entre a freqüência genotípica do polimorfismo do BDNF e os outros domínios do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. CONCLUSÃO: O estudo do polimorfismo val66met em relação ao desempenho executivo em pacientes bipolares caucasianos de uma amostra brasileira não reproduziu achados anteriores que sugeriam um pior desempenho em indivíduos portadores do alelo met.

Keywords : Transtorno bipolar; Dissonância cognitiva; Fator neurotrófico derivado do encéfalo; Pacientes; Polimorfismo genético.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License