SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Importance of retardation and fatigue/interest domains for the diagnosis of major depressive episode after stroke: a four months prospective studyCardiac response and anxiety levels in psychopathic murderers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

OPALEYE, Emérita Sátiro et al. Uso recreacional de benzidamina como alucinógeno entre adolescentes em situação de rua no Brasil. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 208-213. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300005.

OBJETIVO: Descrever o uso recreacional de benzidamina, um medicamento antiinflamatório, entre adolescentes em situação de rua no Brasil. MÉTODO: Desenho: descritivo, transversal. Local: 93 instituições assistenciais para crianças e adolescentes em situação de rua nas 27 capitais do Brasil. Participantes: 2.807 crianças e adolescentes em situação de rua, com idade entre 10 e 18 anos. Principais medidas de interesse: características demográficas, padrão de uso (uso na vida, uso nos últimos 30 dias, frequência e características de uso no mês anterior à pesquisa) e efeitos da benzidamina usando um questionário. RESULTADOS: 78 relataram uso recreacional na vida de benzidamina (67 casos identificados somente em três capitais). Entre os 30 entrevistados que relataram uso recente da substância (no mês que precedia a investigação), 66,7% (n = 20) tomaram o medicamento em quatro dias ou mais no mês. Os efeitos desejados mais frequentemente reportados foram alucinações e alterações sensoriais inespecíficas como "viagem" (50%). Efeitos indesejados foram citados por 75% dos entrevistados, principalmente náuseas e vômitos (21,4%). Na maioria dos casos, o medicamento foi obtido de drogarias sem apresentação de prescrição médica. CONCLUSÃO: Os resultados observados neste estudo identificam o uso recreacional de benzidamina entre crianças e adolescentes em situação de rua, especialmente no Nordeste do Brasil, e indicam a necessidade de controle especial sobre a dispensação desta substância.

Keywords : Benzidamina; Abuso de drogas; Farmacoepidemiologia; Menores de rua; Medicamentos com prescrição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English