SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Recreational use of benzydamine as a hallucinogen among street youth in BrazilWorking memory assessment in schizophrenia and its correlation with executive functions ability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SERAFIM, Antonio de Pádua; BARROS, Daniel Martins de; VALIM, André  and  GORENSTEIN, Clarice. Resposta cardíaca e nível de ansiedade em homicidas psicopatas. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 214-218. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300006.

OBJETIVO: Comparar a atividade cardíaca e nível de ansiedade de homicidas psicopatas e não psicopatas e não criminosos não psicopatas. MÉTODO: 110 homens com idade superior a 18 anos, divididos em três grupos: homicidas psicopatas (n = 38), homicidas não psicopatas (n = 37) cumprindo pena por homicídio em Prisões de Segurança Máxima do Estado de São Paulo e não criminosos e não psicopatas (n = 35) de acordo com a Escala de Avaliação de Psicopatia. A resposta emocional foi avaliada pela variação da freqüência cardíaca e níveis de ansiedade após a observação por seis segundos de imagens padronizadas de diferentes conteúdos emocionais (agradáveis, desagradáveis e neutras) do International Affective Picture System. RESULTADOS: Homicidas psicopatas apresentaram menores níveis de ansiedade e menor variação de frequência cardíaca quando expostos a estímulos agradáveis que os homicidas não psicopatas e o grupo de não criminosos e não psicopatas. Os resultados demonstram ainda que quanto maior o escore no fator 1 da Escala de Avaliação de Psicopatia, menor é a variação cardíaca e o nível de ansiedade. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que homicidas psicopatas não apresentam variação da resposta emocional frente aos diferentes estímulos visuais. Embora os homicidas não psicopatas compartilhem do mesmo tipo crime que os psicopatas, estes tendem a responder com maior nível de ansiedade e variação cardíaca.

Keywords : Transtorno de personalidade múltipla; Frequência cardíaca; Ansiedade; Homicídio; Violência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English