SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Cardiac response and anxiety levels in psychopathic murderersDrug consumption among medical students in São Paulo, Brazil: influences of gender and academic year author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

BERBERIAN, Arthur A. et al. Avaliação da memória de trabalho na esquizofrenia e sua correlação com habilidades de funções executivas. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 219-226. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300007.

OBJETIVO: Prejuízos em memória de trabalho são comuns na esquizofrenia e possíveis causas de múltiplas características do transtorno. Entretanto, poucos estudos reproduziram achados de padrões específicos de déficits em amostras brasileiras de pacientes com esquizofrenia. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a memória de trabalho auditiva e visual na esquizofrenia, verificar se estas habilidades operam como dois sistemas separados, e relacionar possíveis déficits de memória de trabalho com habilidades de funções executivas. MÉTODO: Foram incluídos 20 indivíduos com esquizofrenia e 20 indivíduos saudáveis pareados quanto a sexo, idade e escolaridade. As habilidades avaliadas foram memória de trabalho auditiva e visual, atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade cognitiva e planejamento. RESULTADOS: Os pacientes demonstraram prejuízos em todas as medidas dos testes, exceto em tempo de reação de controle inibitório. Pacientes apresentaram significante correlação entre MT auditiva com medidas de atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento. Memória de trabalho visual apresentou correlações com planejamento e flexibilidade. CONCLUSÃO: Este estudo sugere que déficits em memória de trabalho e funções executivas estão presentes em pacientes esquizofrênicos na amostra brasileira avaliada. Alterações nas funções executivas podem levar a incapacidade de adequadas operações de memória de trabalho. Esses achados podem contribuir no delineamento de novos procedimentos de intervenção na esquizofrenia em populações brasileiras.

Keywords : Memória; Cognição; Esquizofrenia; Atenção; Avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English