SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Working memory assessment in schizophrenia and its correlation with executive functions abilityThe prevalence of psychopathology in offspring of bipolar women from a Brazilian tertiary center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

OLIVEIRA, Lucio Garcia de et al. Consumo de drogas entre estudantes de medicina em São Paulo: influências de gênero e ano letivo. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 227-239. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300008.

OBJETIVO: Analisar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo dentro de um período de cinco anos (1996-2001). MÉTODO: Participaram 457 universitários que responderam a um questionário anônimo sobre o uso de drogas (medidas: uso na vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias). A influência do gênero e do ano letivo do universitário sobre o uso de drogas também foi analisada. RESULTADOS: Em cinco anos, houve um aumento do uso de drogas ilegais entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialmente de inalantes e anfetaminas. Há uma convergência desse consumo entre os gêneros (exceto para maconha e inalantes) e o ano letivo é fator interferente de relevância. DISCUSSÃO: Entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, observou-se um aumento do uso de inalantes, especialmente entre os alunos do sexo masculino e dos primeiros anos de graduação. Sugere-se que seja um comportamento específico dos estudantes de Medicina, tendo corroborado com os resultados de estudos prévios. CONCLUSÃO: O uso de inalantes é crescente entre os universitários de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde, outros estudos são necessários para aprofundar a compreensão desse fenômeno, assim como para que sejam desenvolvidas medidas de prevenção que interrompam sua evolução.

Keywords : Estudantes de medicina; Drogas ilícitas; Gênero e saúde; Epidemiologia; Inalação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English