SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3The prevalence of psychopathology in offspring of bipolar women from a Brazilian tertiary centerReliability of the Brazilian version of HCR-20 Assessing Risk for Violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

ASSIS, Lara C. et al. Efeito da administração aguda da cetamina e imipramina sobre a atividade da creatina quinase no encéfalo de ratos. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 247-252. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300010.

OBJETIVO: Vários achados clínicos sugerem que a cetamina apresenta efeito antidepressivo. O presente estudo tem como objetivo comparar efeitos comportamentais e a atividade da creatina quinase em regiões específicas do encéfalo após a administração de cetamina e imipramina em ratos. MÉTODO: Ratos Wistar receberam uma administração aguda de cetamina ou imipramina e a atividade antidepressiva foi avaliada pelo teste de nado forçado; a atividade da creatina quinase foi medida em diferentes regiões encefálicas. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a cetamina (10 e 15mg/kg) e a imipramina (20 e 30mg/kg) diminuíram o tempo de imobilidade quando comparados ao grupo salina. Também foi observado que a cetamina (10 e 15mg/kg) e a imipramina (20 e 30mg/kg) aumentaram a atividade da creatina quinase no estriado e córtex cerebral. A dose mais alta de cetamina (15mg/kg) e a imipramina (20 e 30mg/kg) aumentaram a atividade da creatina quinase no cerebelo e córtex pré-frontal. Por outro lado, o hipocampo não foi alterado. CONCLUSÃO: Considerando que a diminuição no metabolismo provavelmente está envolvida na fisiopatologia da depressão, a modulação do metabolismo energético (como um aumento na atividade da creatina quinase) por antidepressivos pode ser um importante mecanismo de ação destes fármacos.

Keywords : Imipramina; Creatina quinase; Depressão; Encéfalo; Ratos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English