SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Reliability of the Brazilian version of HCR-20 Assessing Risk for ViolenceComplaints of insomnia in hospitalized alcoholics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SCEMES, Silvia; WIELENSKA, Regina Christina; SAVOIA, Mariângela Gentil  and  BERNIK, Marcio. Fobia de deglutição: remissão com terapia comportamental. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 257-260.  Epub Aug 07, 2009. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009005000002.

OBJETIVO: O padrão comportamental da fobia é adquirido com base no condicionamento clássico e mecanismos operantes de aprendizagem. Este artigo faz uma revisão dos principais determinantes da etiologia da fobia de deglutição e descreve o tratamento da terapia comportamental em uma paciente adulta. MÉTODO: Foram usadas psicoeducação, análise funcional e gradativa exposição a estímulos aversivos no tratamento da paciente, depois de uma extensiva avaliação psiquiátrica e psicológica. Níveis de ingesta e ansiedade foram medidos ao longo de todo o tratamento e no follow-up. RESULTADOS: Para demonstrar a completa remissão dos sintomas, após sete sessões de exposição a diferentes grupos de alimentos foi usado um delineamento de linha de base de avaliações múltiplas. CONCLUSÃO: Terapia de exposição e psicoeducação foram componentes que contribuíram de modo crítico para a obtenção de resultados positivos ao tratamento.

Keywords : Fobia de deglutição; Terapia de exposição; Delineamento de linha de base de avaliações múltiplas; Psicoeducação; Relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English