SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Reliability of the Brazilian version of HCR-20 Assessing Risk for ViolenceComplaints of insomnia in hospitalized alcoholics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446On-line version ISSN 1809-452X

Abstract

SCEMES, Silvia; WIELENSKA, Regina Christina; SAVOIA, Mariângela Gentil  and  BERNIK, Marcio. Fobia de deglutição: remissão com terapia comportamental. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp.257-260.  Epub Aug 07, 2009. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009005000002.

OBJETIVO: O padrão comportamental da fobia é adquirido com base no condicionamento clássico e mecanismos operantes de aprendizagem. Este artigo faz uma revisão dos principais determinantes da etiologia da fobia de deglutição e descreve o tratamento da terapia comportamental em uma paciente adulta. MÉTODO: Foram usadas psicoeducação, análise funcional e gradativa exposição a estímulos aversivos no tratamento da paciente, depois de uma extensiva avaliação psiquiátrica e psicológica. Níveis de ingesta e ansiedade foram medidos ao longo de todo o tratamento e no follow-up. RESULTADOS: Para demonstrar a completa remissão dos sintomas, após sete sessões de exposição a diferentes grupos de alimentos foi usado um delineamento de linha de base de avaliações múltiplas. CONCLUSÃO: Terapia de exposição e psicoeducação foram componentes que contribuíram de modo crítico para a obtenção de resultados positivos ao tratamento.

Keywords : Fobia de deglutição; Terapia de exposição; Delineamento de linha de base de avaliações múltiplas; Psicoeducação; Relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License