SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Haloperidol plus promethazine for agitated patients - a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

ABREU, Lena Nabuco de; LAFER, Beny; BACA-GARCIA, Enrique  and  OQUENDO, Maria A.. Ideação suicida e tentativas de suicídio no transtorno afetivo bipolar tipo I: uma atualização para o clínico. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 271-280.  Epub Aug 07, 2009. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009005000003.

OBJETIVO: O artigo revisa as evidências relacionadas aos principais fatores de risco associados ao comportamento suicida no transtorno bipolar. MÉTODO: Revisão de artigos da literatura em transtorno bipolar, tentativa de suicídio e ideação suicida. RESULTADOS: O transtorno bipolar está fortemente associado à presença de ideação suicida e a tentativas de suicídio. Em amostras clínicas, entre 14% e 59% dos pacientes apresentam ideação suicida e entre 25% e 56% têm pelo menos uma tentativa de suicídio ao longo da vida. Aproximadamente 15% a 19% dos pacientes com transtorno afetivo bipolar morrem por suicídio. As causas do comportamento suicida são múltiplas e complexas. Alguns preditores de comportamento suicida vêm sendo demonstrados consistentemente na literatura, tais como estado de humor atual, gravidade da depressão, ansiedade, agressividade, hostilidade, presença de comorbidades com outros transtornos do eixo I e eixo II, presença de estados mistos ao longo do curso da doença e história de abuso físico ou sexual. CONCLUSÃO: O transtorno bipolar é o transtorno psiquiátrico com maior risco ao longo da vida para tentativas de suicídio e suicídio completo. Sendo assim é importante para o clínico identificar os principais fatores de risco para comportamento suicida visando a escolha das melhores estratégias para lidar com esse comportamento complexo.

Keywords : Transtorno bipolar; Suicídio; Comportamento; Fatores de risco; Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English