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Brazilian Journal of Psychiatry

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

PELUSO, Marco Aurélio Monteiro et al. Alterações de humor ao longo da preparação para o vestibular - um estudo longitudinal. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2010, vol.32, n.1, pp.30-36. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462010000100007.

OBJETIVO: Exames acadêmicos são uma fonte importante de estresse para estudantes. Este estudo teve como objetivo avaliar alterações de humor em estudantes de terceiro ano do Ensino Médio ao longo da preparação para um exame acadêmico de grande importância, o vestibular. MÉTODO: Positive and Negative Affect Schedule - Expanded Form foi utilizado para avaliar os estudantes três vezes ao longo dos meses antecedendo o exame. RESULTADOS: ANOVA para medidas repetidas mostrou que o afeto negativo aumentou com a aproximação do exame e que esse aumento já estava presente meses antes dele acontecer. Um modelo de efeitos aleatórios com independência condicional mostrou que o tempo de estudo estava associado às flutuações de humor. CONCLUSÃO: Adolescentes em preparação para exames muito importantes podem apresentar um distúrbio de humor associado à proximidade do exame e à quantidade de estudo meses antes que ele ocorra. Outros estressores podem estar associados a esses achados e devem ser investigados.

Keywords : Estudantes; Afeto; Teste de admissão acadêmica; Estudos longitudinais; Estresse.

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