SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Propriedades psicométricas da Escala de Ritmo Social em trabalhadores de turno regularBaixa frequência de transtorno bipolar, síndrome de desregulação dopaminérgica e punding em pacientes brasileiros com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

HALLAK, Jaime E. C. et al. Desempenho de pacientes esquizofrênicos no Stroop Color Word Test e responsividade eletrodérmica após administração aguda de canabidiol (CBD). Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2010, vol.32, n.1, pp. 56-61. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462010000100011.

OBJETIVO: Descobertas relativas a possíveis disfunções do sistema canabinóide endógeno na esquizofrenia e sua relação com o prejuízo cognitivo característico da doença têm aumentado durante a última década. Estudos com modelos animais, voluntários saudáveis e pacientes psicóticos sugerem claramente que o canabidiol possui efeitos antipsicóticos. Este estudo investigou os efeitos do canabidiol sobre a atenção seletiva por meio do Stroop Color Word Test e a responsividade eletrodérmica a estímulos auditivos em 28 pacientes com esquizofrenia. MÉTODO: Duas sessões experimentais foram realizadas, a primeira sem a administração de drogas. Na segunda sessão, os sujeitos foram divididos em três grupos que receberam dose única de canabidiol 300mg, canabidiol 600mg ou placebo. RESULTADOS: Os três grupos não diferiram significativamente no que se refere às medidas eletrodérmicas nas duas sessões experimentais. Os três grupos apresentaram melhora da primeira para a segunda avaliação, com os grupos placebo e canabidiol 300mg superiores ao grupo canabidiol 600mg. CONCLUSÃO: A administração aguda de canabidiol em dose única parece não ter efeitos benéficos sobre o desempenho de pacientes com esquizofrenia no Stroop Color Word Test, embora estes dados não sejam suficientes para refutar a hipótese de que a administração continuada de canabidiol possa resultar em melhora no funcionamento cognitivo em esquizofrenia.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Cognição; Canabidiol; Transtornos psicóticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês