SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Alcohol use patterns among Brazilian adultsDepression, alcohol use disorders and nicotine dependence among patients at a general hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

PINSKY, Ilana et al. Padrões de uso de álcool entre adolescentes brasileiros. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2010, vol.32, n.3, pp. 242-249.  Epub Apr 30, 2010. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462010005000007.

OBJETIVO: Apresentar um panorama nacional sobre o padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes no Brasil. MÉTODO: Amostra rigorosamente selecionada em procedimento probabilístico em múltiplos estágios em todo o território brasileiro, de novembro de 2005 a abril de 2006, representando um perfil da população adolescente brasileira, composta por 661 sujeitos entre 14-17 anos. RESULTADOS: 34% dos adolescentes brasileiros bebem. A idade média de início da experimentação de bebidas alcoólicas foi de 14 anos. Adolescentes mais velhos, habitando a região Sul, que não estudam, que trabalham, de cor negra e que têm rendimento próprio apresentaram maior frequência de consumo. A quantidade usual consumida varia de acordo com sexo, classe social, renda familiar e o fato de estudar ou não. Os jovens do sexo masculino se destacam por apresentarem um percentual bem maior do beber em binge quando comparados com as jovens e mais da metade dos adolescentes do sexo masculino que bebem o fizeram em binge em pelo menos em uma ocasião. Aproximadamente metade das doses consumidas por adolescentes é de cerveja ou chope. Com relação aos gêneros, não foi detectada diferença significativa entre tipos de bebida. DISCUSSÃO: O consumo de altas doses é frequente entre os adolescentes. Os padrões de consumo dos adolescentes apresentam variações em relação a região, estrato social, rendimentos próprios e idade. Os achados têm importância para o estabelecimento de políticas nacionais.

Keywords : Consumo de bebidas alcoólicas; Adolescente; Epidemiologia; Classe social; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English