SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Plantas medicinais no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão dos estudos clínicos controladosDiretrizes da Associação Médica Brasileira para o diagnóstico e diagnóstico diferencial do transtorno de ansiedade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

KOZASA, Elisa Harumi et al. Intervenções mente-corpo para o tratamento de insônia: uma revisão. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2010, vol.32, n.4, pp. 437-443. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462010000400018.

OBJETIVO: Considerando-se que a insônia é altamente prevalente, e os efeitos colaterais das medicações para seu tratamento são bem conhecidos, pesquisas no campo das intervenções mente-corpo têm sido desenvolvidas. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão narrativa sobre os efeitos das intervenções mente-corpo para o tratamento de insônia. MÉTODO: Uma busca pelo site Pubmed foi conduzida incluindo-se apenas estudos controlados e randomizados nos quais o principal objetivo era o tratamento da insônia. DISCUSSÃO: Doze estudos foram selecionados. Em três deles, parâmetros objetivos (polissonografia) foram analisados. Vários destes estudos mostraram melhora na qualidade do sono; em grupos de usuários de drogas hipnóticas ocorreu redução no uso das mesmas. CONCLUSÃO: De acordo com os estudos selecionados, todas as intervenções mente-corpo melhoraram ao menos a qualidade subjetiva do sono, dentre elas yoga, Tai Chi Chih e música. A terapia comportamental cognitiva parece ser a mais efetiva destas intervenções e foi a única que mostrou melhores resultados que a medicação. Porém, considerando que apenas cinco dos 12 estudos selecionados alcançaram o escore 3 na escala de Jadad, novos estudos com melhor qualidade metodológica precisam ser conduzidos especialmente dentre as intervenções mente-corpo que estão no campo das práticas complementares ou alternativas.

Palavras-chave : Sono; Terapia cognitiva; Terapia mente-corpo; Psicoterapia; Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês