SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 suppl.2Management of the violent or agitated patientPsychiatric emergencies in childhood and adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

AMARAL, Ricardo Abrantes do; MALBERGIER, André  and  ANDRADE, Arthur Guerra de. Manejo do paciente com transtornos relacionados ao uso de substância psicoativa na emergência psiquiátrica. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2010, vol.32, suppl.2, pp. S104-S111. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462010000600007.

OBJETIVO: Transtornos por uso de substâncias são prevalentes em setores de emergência gerais e psiquiátricos, atingindo taxas de 28% das ocorrências em prontos-socorros gerais. Todavia, profissionais dos setores de emergência identificam menos que 50% dos casos de problemas relacionados ao álcool. Este artigo visa fornecer base fundamentada em evidências para o tratamento específico a pacientes que preencham os critérios diagnósticos de transtornos por uso de substâncias e que se apresentam ao pronto-socorro em quadros de intoxicação ou abstinência. MÉTODO: Uma revisão sobre o tema foi realizada na base de dados Medline, usando-se os descritores "intoxicação aguda", "abstinência", "álcool", "cocaína", "cannabis", "opioides", "inalantes" e "manejo", tendo o inglês como idioma. RESULTADOS E CONCLUSÃO: O cuidado de pessoas com transtornos por uso de substâncias deve conter: avaliação completa (médica geral e psiquiátrica), tratamento dos quadros diagnosticados (abstinência, intoxicação e quadros clínicos que caracterizem uma emergência), sensibilização do paciente para realizar tratamento, se for necessário, e elaboração de encaminhamento.

Keywords : Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Serviços de emergência psiquiátrica; Intoxicação; Abstinência; Manejo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese